NAVEGADOR DESATUALIZADO: Você está usando uma versão antiga de navegador. Recomendamos que atualize seu navegador.
Fechar X
  • Gente Seguradora
  • Gente Seguradora
Gente Seguradora
busque o que você procura aqui
Gente Seguradora
Jornalista Responsável:
Alberto Salino - MTb 13.016

Notícias

>

 Trânsito do Brasil entre os mais letais do mundo
  17 de novembro de 2015

O relatório ‘Situação Global sobre Segurança Rodoviária 2015’, que reflete a situação do trânsito em 180 países e divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em meados do mês passado, mostra que o trânsito brasileiro é o 56º mais mortal do mundo, e 3º maior das Américas. Sua taxa de mortalidade, desde 2003, subiu de 18,7 pessoas em cada 100 mil habitantes para 23,4 e se aproxima da taxa encontrada em países africanos. A África é o continente com maior número de acidentes fatais: 26,6 pessoas em cada 100 mil habitantes.

O documento aponta que, num período de três anos, enquanto 79 países viram o número de vítimas do trânsito diminuir, outros 68 o viram crescer. Os países que melhoraram seus números adotaram leis para reduzir os cinco fatores considerados de maior risco no trânsito: a alta velocidade, a condução sob efeito do álcool, a negligência, a falta do uso de cinto de segurança e de assentos para criança. A OMS considera que a velocidade máxima nas grandes cidades deve ser igual ou inferior a 50km por hora, como está sendo feito em São Paulo. É uma recomendação que apenas 47 países do mundo respeitam, com um total de 950 milhões de pessoas.

O Relatório Global 2015 da OMS estará na pauta de debates durante a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito - Tempo de Resultados, marcada para os próximos dias 18 e 19, em Brasília (DF). O relatório mostra que 1,250 milhão de pessoas morrem no mundo em acidentes de trânsito. Está lá no levantamento: mais de 287 mil são motociclistas, ou seja, 23% do total. Os pedestres aparecem com taxa bem próxima a dos motoqueiros, com 22%. São os públicos mais vulneráveis. A ONU espera reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes de trânsito até 2020.

O relatório global 2015 da OMS, em inglês, pode ser acessado no seguinte portal: www.who.int/violence_injury_prevention/en/



Deixe seu Comentário

Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.