Alberto Salino - MTb 13.016
Notícias
Dica de Livro: Um capitalismo para o povo - Luigi Zingales
04 de agosto de 2015
Prefácio à edição brasileira
Por Cláudio L. S. Haddad - Presidente do Conselho do Instituto de Ensino e Pesquisa
Definir capitalismo não é trivial. Em geral, um regime dito capitalista é caracterizado pela predominância da propriedade privada no sistema produtivo, operando de forma a visar o lucro, por preços de produtos e fatores de produção determinados por meio de livre negociação em mercado e por direito de propriedade claramente definidos e protegidos institucionalmente.
Esse sistema econômico, que, em maior ou menor grau, passou a prevalecer no mundo a partir do final do século XVIII, possibilitou o enorme surto de prosperidade que se verificou desde então, rompendo a armadilha malthusiana que mantinha a renda per capita mundial estagnada desde a Idade Média.
O capitalismo, entretanto, pode assumir diversas formas. Estas variam de acordo com o grau de intervenção – direta ou indireta do Estado no sistema econômico, com o nível de concorrência existente e com a intensidade de barreiras à entrada de novos participantes, produtos e fatores de produção do mercado.
(...)
Portanto, a mensagem principal do livro, tornar o regime capitalista pró-mercado, em vez de pró-empresários, incentivando ao máximo a concorrência e o livre acesso, merece ser também discutida, com urgência, no contexto brasileiro. O livro de Luigi Zingales é, pois, extremamente bem-vindo como contribuição relevante ao debate, que hoje reputo crucial, de como aumentar a produtividade e a eficiência da economia brasileira, rompendo o clico de baixo crescimento que a vem caracterizando nestas últimas três décadas.
Livro: Um capitalismos para o povo I Autor: Luigi Zingales I Editora: Bei
Deixe seu Comentário
Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.Destaques
Polícia Federal pede a demissão da diretoria da Líder06 de setembro de 2016‘O estado é de caos; [sistema DPVAT] é barco à deriva’
06 de setembro de 2016Líder fomentava rede de corrupção, diz promotor
06 de setembro de 2016Denatran corre risco de perder o dinheiro do DPVAT
06 de setembro de 2016
Receba nossa Newsletter
Mais Notícias
‘Mercado do DPVAT anda muito prostituído’10 de maio de 2016Em Roraima, pioneirismo da Gente no DPVAT
10 de maio de 2016A vez da CPI do DPVAT, para investigar irregularidades
10 de maio de 2016Editorial
Silêncio da Susep é injustificável
03 de maio de 2016‘O sistema falha, porque está errado mesmo’
03 de maio de 2016


