Alberto Salino - MTb 13.016
Notícias
Editorial
Corretor especializado no DPVAT, a saída?
31 de maio de 2016
Permanece claro que o grande gargalo do seguro obrigatório DPVAT é o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, Brasil afora. Ou melhor, a universalização do acesso aos benefícios que o DPVAT tem por obrigação pagar ao segurado, através de uma assistência qualitativa. Como não personificam este predicativo, as agências dos Correios não podem ser vistas como solução. Assim – é preciso insistir –, a saída desse imbróglio passa necessariamente pelo corretor de seguros. Até porque não há solução dentro de um modelo que não prioriza o atendimento presencial e personalizado.
Dentro dessa visão, o que parece mais plausível, como proposta à mesa, é a criação de corretores voltados especificamente para o atendimento DPVAT, em todos cantos do País e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Caberia à Seguradora Líder ajudar na formação desses profissionais, particularmente nos locais mais remotos. Além de ir ao encontro do segurado, a proposta tem a vantagem de abrir milhares de postos de trabalhos em todo o Brasil.
Tal tese tem defensores no mercado. Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Amapá (Sincor-AP), Manoel Coelho Neto, é liderança que comunga da ideia. Em fevereiro passado, em e-mail à Gente Seguradora, já expressava a ideia de instituir o chamado corretor especializado no seguro DPVAT, que, além do atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, cuidariam também da produção nas categorias 3 e 4 (ônibus, micro-ônibus e outros).
Nesse metiê, Manoel Coelho sai em defesa ainda do despontar “do despachante devidamente constituído, organizado, normatizado, para prestar ao cidadão, opcionalmente, na contratação, a suas expensas, dos serviços de ajuntada de documentos necessário para o pleito da indenização”.
No pensamento de Manoel Coelho, o corretor especializado em DPVAT e o despachante normatizado viriam como fórmula de aprimoramento do projeto Corretor Parceiro da Líder.
No entender da Gente Seguradora, a criação do corretor especializado no seguro DPVAT é, até o momento, a única proposta plausível que surgiu nos últimos tempos com intuito de enfrentar o – até mal avaliado – estrangulado atendimento qualificado às vítimas de acidentes de trânsito. É algo bem diferente da preocupação em colocar à disposição da população meros pontos de recepção de documentos, sem qualquer serviço de orientação ao segurado, que, na verdade, fica ao acaso.
Isto pode até ser interpretado como descaso com o segurado, em geral pessoas carentes, em momento de estresse, e que, na verdade, só têm dúvidas e mais dúvidas, sobre como proceder para receber a indenização que o DPVAT promete pagar. O caminho, para quem tem que percorrê-lo, não é tão simples como apregoado, assim como é difícil remover as pedras do caminho quando cai refém da atendente do 0800 ou da internet, canal, aliás, que muitos sequer têm acesso.
Comentários
DPVAT ES06 de junho de 2016
DPVAT
As pessoas precisam se unir, tanto os intermediários, corretores e seguradoras!!! A Líder está sambando na nossa cara e ninguém faz nada!!! Tinha que ir lá no Rio e fechar a Senador Dantas!
tone willians da silva04 de junho de 2016
eu estou com as duas pernas quebrada, e com a esquerda me incomodando muito,não posso correr nem tão pouco chutar nada,pois a dor é imensa,dei entrada no seguro que já vai fazer aniversário agora em junho e nada. e ja mandei todas as documentações exigidas, mais eles dizem de forma escrita que o documento está em um lugar deles mesmo que estão aguardando chegar a onde é de destino ser entregue,pois meu numero de sinistro é 3160027447, e até agora nada, vejam ai vcs que trabalham nesse tipo de seguradora e ponha esse meu sinistro pra andar pois todas as documentações exigidas já foram entregues ok agradeço.
Thaise Carvalho 01 de junho de 2016
Tem corretor cobrando percentual de vítima. Cobra 20% 30% tendo susep. Mas não tem corretora. Faz o processo é cobra da vítima
Marcelo01 de junho de 2016
Boa tarde
Queria deixar um registro aqui: trabalho com DPVAT a 8 anos, sou responsável por uma assessoria que presta auxilio para as vítimas na hora de receberem a indenização a qual tem direito.
Existem os bons e o maus profissionais em todas as áreas, mas acho lamentável a postura de alguns corretores de seguros de chamarem assessorias pelo termo \" \"atravessadores.Como mencionado acima em outro comentário, tem corretor COBRANDO para encaminhar indenizações, enquanto outros corretores perguntam quanto receberão para encaminhar processos de DPVAT.. contraditório não?
Ronaldo31 de maio de 2016
Nem todos amigo que trabalham como atravessador são ladrões como acabou de frezar são pessoas procurando um trabalho honesto em um paise de poucas oportunidades tenha cuidado com suas palavras e coloque a mão na sua consciência se realmente pode falar de pessoas ou trabalho que desconhece em todos os lugares tem bons proficionais e maus.
ROBERTO DAYRELL DA CUNHA PEREIRA31 de maio de 2016
TENHO EXPERIÊNCIA, INICIEI COM O RECOVAT.
ME CADASTREI PARA ATUAR COMO CORRETOR ATENDENTE DPVAT E CADASTREI-ME COMO CORRETOR CATEGORIA 3 E 4. ABRI ESCRITÓRIO PARA ATENDER AOS SINISTROS, INCLUSIVE FIZEMOS PROPAGANDA, CRIAMOS O DOMÍNIO \"DPVAT FÁCIL\" E NÃO OBTIVEMOS RETORNO. FECHEI O ESCRITÓRIO E HOJE SÓ ATENDO CLIENTES CATEGORIA 3 E 4.
A IDÉIA, PARECE INICIALMENTE MUITO BOA. MAS, QUAL SERIA A REMUNERAÇÃO???
Nelson Beneli31 de maio de 2016
Comecei a trabalhar com seguro em 1980, aprendi e ainda estou aprendendo, no caso DPVAT sempre atendi os que me procuravam, me cadastrei junto a seguradora líder com o objetivo de ser reconhecido pelo trabalho filantrópico, mas o descaso e a falta de consideração da líder para com o corretor me fez com que me descadastrasse. O profissional honesto, os que trabalhão com seriedade e transparência não são valorizados, foi como me senti.
Aires A.Muniz31 de maio de 2016
Comecei a trabalhar com o conhecido e marginalizado DPVAT, e como procurador em 1990. Portanto são 25 anos de luta, de idas e vindas para nada. Ano passado recebi da Seguradora de minha preferência um convite para cadastrar minha Corretora para trabalhar como parceiro no DPVAT. Achei a principio um grande e excelente negócio. Mas quando vieram com o valor de R$ 70,00 por cada processo vim entender que a Seguradora Líder quer que os Atravessadores continuem fazendo o que bem querem em Delegacias, IML, Hospitais, Funerárias etc. Auditores da Líder deveriam ter poder de policia para fechar escritórios clandestinos que não pertençam ao profissional Corretor de Seguros com Código SUSEP.
Dei ideia de pagar para o Corretor Todos os Ramos, por cada processo o valor da REMUNERAÇÃO que era paga para Reguladoras.
A ideia do Corretor Especializado é muito boa. Mas quanto irão pagar por sinistro finalizado?
RONEY COSTA31 de maio de 2016
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, TODO O SISTEMA DPVAT ESTA CORROMPIDO, CAUSANDO IMENSO TRANSTORNO AS VITIMAS/BENEFICIÁRIOS, POIS OS DIVERSOS POSTOS DE ATENDIMENTO, NÃO SABEM, NÃO QUEREM E DISPENSAM O PUBLICO DO DPVAT.
A FORMA COMO É TRATADO O PROCESSO DE SINISTRO HOJE, REGREDIU COM A CENTRALIZAÇÃO, CAUSANDO UM IMENSO PREJUÍZO AOS QUE BUSCAM A INDENIZAÇÃO PARA CUSTEAR O TRATAMENTO COM O ACIDENTE OU GASTOS COM O FUNERAL.
PIOR AINDA, A JUSTIFICATIVA DE QUE TODO ESSE SISTEMA FORA CRIADO PARA IMPEDIR QUE O DESPACHANTE/TERCEIRO/PROCURADOR, FICASSE COM PARTE DA INDENIZAÇÃO, DEIXANDO AS REGULADORAS DE SINISTRO, QUE A ANOS TRABALHAM IMPECAVELMENTE NA ANALISE, COMO AS VILÃS DO ASSUNTO E HOJE, RECEBO ESSE POST, FALANDO QUE SERIA A MELHOR SAÍDA??????
NÃO CONSIGO ENTENDER POR QUE NÃO VOLTAR AO QUE ERA ANTES, QUANDO O PROCESSO ERA PAGO EM 15 DIAS, JÁ QUE HOJE ESTA COM MEDIA DE 60... ONDE ESTÃO OS QUE REALMENTE SE IMPORTAM COM O BENEFICIO A SER DADO E COM OS VALORES SÓCIO-ECONÔMICOS DO SEGURO DPVAT???
FICA A PERGUNTA!!!
ANTONIA CAÇULA DE AGUIAR31 de maio de 2016
SEGURO DPVAT E OBRIGATORIO, PARA OS PROPRIETARIOS, PAGREM, AGORA QUANDO E PRA PAGAREM AS VITIMAS E A MAIOR BUROCRACIA,
QUAL E O ENTERESSE , QUE ELES, QUEREM QUE A VITIMA DE ENTRADA SOZINHO, DE 100 PROCESSO VIA CORREIO SO 10/% POR CENTO SAO PAGOS.
AS VITMAS NAO SABEM NEM POR ONDE COMEÇAR DA ENTRADA NO SEGURO. E SEM FALAR QUE O PREMIO SOBE TODOS OS ANOS, E ESTA CONGELADO PARA AS VITIMAS DESDE 2007, SAFADEZ.
Deixe seu Comentário
Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.Destaques
Polícia Federal pede a demissão da diretoria da Líder06 de setembro de 2016‘O estado é de caos; [sistema DPVAT] é barco à deriva’
06 de setembro de 2016Líder fomentava rede de corrupção, diz promotor
06 de setembro de 2016Denatran corre risco de perder o dinheiro do DPVAT
06 de setembro de 2016
Receba nossa Newsletter
Mais Notícias
‘Mercado do DPVAT anda muito prostituído’10 de maio de 2016Em Roraima, pioneirismo da Gente no DPVAT
10 de maio de 2016A vez da CPI do DPVAT, para investigar irregularidades
10 de maio de 2016Editorial
Silêncio da Susep é injustificável
03 de maio de 2016‘O sistema falha, porque está errado mesmo’
03 de maio de 2016


