Alberto Salino - MTb 13.016
Notícias
CPI para desvendar ‘Caixa Preta’
16 de fevereiro de 2016
No meio parlamentar, os rumos do seguro obrigatório do trânsito também causam preocupação. Veja só, a deputada federal paranaense Christiane de Souza Yared (PTN), em entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV Câmara, dias atrás, defendeu, inclusive, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para desvendar a destinação de recursos do DPVAT, chamada por ela de “Caixa Preta”.
Neste editorial, fazemos um apanhado das ideias de Christiane Yared. A deputada, que tem histórico de mais de sete anos na luta por um trânsito menos violento, é crítica do modelo de partilha de recursos desse seguro entre órgãos governamentais. Sugere, por exemplo, que a Previdência Social também seja contemplada, instituição que considera igualmente “estrangulada pela enorme quantidade de acidentados de trânsito”. Ela manifesta desagrado também com o congelamento dos valores das indenizações – há nove anos sem reajustes. “Sabemos que as indenizações são pequeníssimas”, diz ela, destacando que o País tem um problema seríssimo pelos danos, as sequelas e as mortes causados pelo trânsito.
“Nós temos aí um acúmulo de leitos ocupados que estrangulam a saúde pública, porque de cada dez leitos no País sete são ocupados pelos acidentados de trânsito”, revela ela, na entrevista à Daniela André, da TV Câmara.
Reitera que a sociedade precisa saber para onde o dinheiro do DPVAT está indo, como e onde está sendo aplicado. “É uma questão de transparência”, aponta. “Vivemos em um momento completamente diferenciado. Estamos reescrevendo a história do País. Vamos fazer isso também no trânsito, para termos o direito de dirigir em um trânsito melhor para todos”, sustenta a parlamentar, que destaca ainda o trabalho que está sendo feito para instalar uma CPI, “séria”, do DPVAT na Câmara Federal.
Sobre as muitas propostas existentes na Câmara dos Deputados para mudar regras e aumentar a transparência no DPVAT, mas que não andam – a maioria está parada –, Christiane Yared não hesita em apontar a razão: “Nós sabemos que são as seguradoras, é um pool de seguradoras. E logicamente não há interesse que esse assunto vai à frente”. Mas ela diz acreditar na necessidade de mudança. “A sociedade quer uma transparência maior. Acho que o País está vivendo um momento.... Por que não? Vamos fazer acontecer”, afirma a deputada paranaense.
Para ela, não basta o seguro DPVAT pagar indenizações. Defende uma mudança de comportamento da população para transformar a realidade do trânsito brasileiro, que ela julga extremamente mortal. Christiane Yared considera importante que o Ministério Público também atue nessa área, “porque é realmente uma questão de saúde pública”.
Comentários
Tina Barbosa16 de fevereiro de 2016
Parabéns ... Que noticia maravilhosa que você tenha êxito em sua luta
sebastiao araujo16 de fevereiro de 2016
Òtima iniciativa da deputada Christiane Yared. É preciso abrir a caixa preta do DPVAT e identificar o destino do dinheiro arrecadado. Sugestão é sensibilizar outros partidos para aprovação da CPI.
Aires A. Muniz16 de fevereiro de 2016
Prezados,
Comentei sobre a abertura da CAIXA PRETA sobre a destinação dos recursos do DPVAT, um tempinho atrás.
Muito bom que tenha Gente Grande que está buscando ferramentas pra abrir essa caixa danada de dura.
Aires A. Muniz
Coelho Neto16 de fevereiro de 2016
Arrecadação:
5% DENATRAN
45% SUS
50% SEGURADORAS
Qual destas arrecadações querem abrir a caixa preta?
Esta iniciativa, me parece, é um bom inicio de atitudes para a total estatização do DPVAT. Aí com certeza a transparência será extraordinária. Cuidado para o tiro não acertar o próprio PÈ
Emiliano Btatista16 de fevereiro de 2016
Excelente trabalho, é preciso investigar, pois 1 billhao e meio arrecadado sem nenhuma transparencia, que é utilizado propositalmente de maneira sorrateira;
Marcos Seixas16 de fevereiro de 2016
A cidadâ Christiane Yared é uma guerreira e merece todo o apoio. Sobre caixa preta , como já foi comentado o destino da arrecadação é publicarente conhecido, e não é 1,5 bilhões mas sim quase 9 bilhões ao ano.
Elizeu - corretor de seguros16 de fevereiro de 2016
Parabéns Deputada. A Sra. é um exemplo a ser seguido pelos 99,99% dos nossos parlamentares.
Deixe seu Comentário
Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.Destaques
Polícia Federal pede a demissão da diretoria da Líder06 de setembro de 2016‘O estado é de caos; [sistema DPVAT] é barco à deriva’
06 de setembro de 2016Líder fomentava rede de corrupção, diz promotor
06 de setembro de 2016Denatran corre risco de perder o dinheiro do DPVAT
06 de setembro de 2016
Receba nossa Newsletter
Mais Notícias
‘Mercado do DPVAT anda muito prostituído’10 de maio de 2016Em Roraima, pioneirismo da Gente no DPVAT
10 de maio de 2016A vez da CPI do DPVAT, para investigar irregularidades
10 de maio de 2016Editorial
Silêncio da Susep é injustificável
03 de maio de 2016‘O sistema falha, porque está errado mesmo’
03 de maio de 2016


