NAVEGADOR DESATUALIZADO: Você está usando uma versão antiga de navegador. Recomendamos que atualize seu navegador.
Fechar X
  • Gente Seguradora
  • Gente Seguradora
Gente Seguradora
busque o que você procura aqui
Gente Seguradora
Jornalista Responsável:
Alberto Salino - MTb 13.016

Notícias

>

 Fim do monopólio é ‘belo tema para estudo’
  26 de julho de 2016

O monopólio no seguro obrigatório do trânsito também está na pauta de preocupações dos membros da Comissão Parlamente de Inquérito (CPI) do DPVAT. Pressionado sobre o porquê desse seguro ser operado em sistema de reserva de mercado, entregue à Seguradora Líder, o então titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Roberto Westenberger, em depoimento na CPI, dia 12 de julho, até tentou, inicialmente, justificar a supressão da concorrência nessa área.

“Não entendo que seja exatamente um monopólio na medida em que o consórcio [do DPVAT] tem uma atuação de adesão voluntária das seguradoras que dele participam. Tem aí uma questão de sinergia – e cada um pode interpretar de uma forma. E por uma questão de sinergia esse consórcio, e aí vou voltar lá atrás...”. O então “xerife” do mercado de seguros não concluiu o seu conceito, por obra do deputado Vitor Valim (PMDB-CE), que o interrompeu.

No DPVAT, “um imposto obrigatório”, segundo Valim, o cidadão está em uma situação em que não existe a possibilidade de escolha, daí porque esse seguro é operacionalmente monopolizado. “O cidadão não tem como optar pela seguradora X, Y ou Z. Só tem a Líder”, aclarou o parlamentar, cuja colocação foi acatada por Westenberger.

“Perfeito, nesse sentido corroboro”, rendeu-se o então superintendente da Susep, para complementar: “Acho que esse seria um belo tema para dar início a estudo alternativo. Porque realmente neste ponto não tem contestação”, concluiu Roberto Westenberger.

 



Comentários


Jailton Chaves da Silva26 de julho de 2016
Como asd seguradoras são Consorciadas, entendemos que a pessoa física acidentada ou seu representante poderá enviar a documentação para qualquer seguradora e não só a Seguradora Líder dos Consórcios, e agora, parece que é Líder nos Fraudes dos Seguros pagos, um absurdo, só explicado pela imposição do monopólio da Susep e das Seguradoras em querer que a regulação seja realizada apenas pela Líder, agora, Líder dos Ladrões do Dpvat!

Deixe seu Comentário

Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.