NAVEGADOR DESATUALIZADO: Você está usando uma versão antiga de navegador. Recomendamos que atualize seu navegador.
Fechar X
  • Gente Seguradora
  • Gente Seguradora
Gente Seguradora
busque o que você procura aqui
Gente Seguradora
Jornalista Responsável:
Alberto Salino - MTb 13.016

Notícias

>

 Opinião do Gentil
Grandes seguradoras só atendem 3,7% das vítimas de trânsito

  08 de dezembro de 2015

O levantamento da Líder sobre a quantidade de processos administrativos de sinistros DPVAT mostra, claramente, que as grandes seguradoras (grupos) cuidam muito pouco dos brasileiros acidentados nas vias e estradas brasileiras. Embora disponham de uma vasta estrutura espalhada pelo País, não a coloca para auxiliar as vítimas do trânsito, ou seus beneficiários, ou para apoiar seus corretores de seguros parceiros também na empreitada do seguro obrigatório do trânsito, que não custa lembrar, tem forte teor social.

Afinal, não podemos esquecer que o Brasil é uma das nações campeãs em acidentes automobilísticos. Senão vejamos. Só no ano passado, tombaram no asfalto mais de 760 mil vidas, entre mortos, inválidos e feridos. O dado é da própria Líder. No primeiro semestre deste ano, o número já supera 340 mil brasileiros abatidos no trânsito. O quadro é alarmante. É muita gente a espera de ser atendida pelo DPVAT, em busca de um direito: a reparação financeira, embora aquém das necessidades que a situação exige. A “corrida” ao DPVAT não é mesmo pequena. São em média 2.800 pessoas buscando diariamente (dias úteis) um ponto de atendimento para dar entrada ao pedido de indenização no País.

Diante desse quadro inquietante, os números da Líder mostram que as grandes seguradoras fizeram a opção de manterem-se fora dessa realidade. Veja o que os números relativos ao primeiro semestre do ano dizem: Só 3,7% das vítimas de trânsito foram atendidas por grandes seguradoras (grupos) do País – não mais que oito –, dentro do universo de 292.052 pessoas que tiveram processos administrativos abertos e encerrados com o sinistro pago nos seis meses iniciais do ano, excluídos os casos atribuídos à Líder. Portanto, são as pequenas seguradoras que fazem o serviço, ou seja, o atendimento às vítimas, em 96,3% das vezes.

E as pequenas desempenham bem essa tarefa, uma tarefa para a qual, aliás, como visto acima, as grandes companhias não executam e não são obrigadas a realizar, no modelo atual. O que está fora da ordem é elas ganharem sem trabalhar, como ocorre hoje. Que o ganho delas seja apenas sobre os 3,7% dos atendimentos que fazem. Como não bastasse esse esquema de favorecimento, a Líder ainda decide por estabelecer medidas que penalizam as pequenas seguradoras no atendimento ao segurado. É clarividente que a linha de ação está no caminho errado, o que impõe a necessidade de mudanças no modelo do DPVAT, tendo como pilar o respeito à livre concorrência.



Comentários


Vilson Campos14 de dezembro de 2015
Tentei receber um pagamento de seguro de acidente de uma neta por quase um ano. Não consegui. É muita exigência absurda. Fazem tudo para não pagar. A seguradora a pagar o DPVAT deveria ser de livre escolha do segurado.

Adenir Melo14 de dezembro de 2015
Tem outro detalhe, questionei a Receita Estadual, por que nao dividir o seguro em tres parcelas e tecebi a resposta de que o seguro nao e do governo. Entao por que o governo fiscaliza? Trabalha de graca para as seguradoras?

Eduardo Alexandre Bordão14 de dezembro de 2015
Só digo uma coisa, não consigo pagar, é um roubo, quase chegando à latrocínio, tenho uma moto antiga que uso pra trabalhar (to desempregado no momento, pra piorar) a moto vale 1200,00$$$$ e ta 5 anos atrasado, agora não compesa pagar mais, o geito é rodar até cair numa blitz, perder a moto e quando conseguir um emprego ir trabalhar a pé. ..parabéns para nossos governantes...

Marcelo Rasche14 de dezembro de 2015
Se é para pagar tão pouco de indenização, melhor seria se o DPVAT nem existisse.

Pode até estar previsto ressarcimento de despesas médicas, acredito que tem gente que é ressarcida. Porém, apesar de preencher muito papel burocrático para os pacientes do pronto-socorro, nunca vi alguém receber um único centavo. Só ganha dinheiro o agente de seguro, que recebe por dar entrada nos papéis.

O maior beneficiário do DPVA são as seguradoras, nasceu com um objetivo nobre e virou essa caixa preta inexpugnável. Se o DPVAT fosse extinto, a sociedade não sentiria falta!

Walter Baccelli 14 de dezembro de 2015
Tive um acidente com minha filha tem uns 13 anos , tinha tudo correto , mas o cara que a atropelou estava c o documento atrasado portanto nao recebi , entrei c dois advogados , nao adiantou . Precisamos pagar , mas e outro engodo .

José de Tella filho14 de dezembro de 2015
vejam que este assunto causa asco para os brasileiros que um dia tiveram a infelicidade de precisar do DPVAT.
Quando falo que falta normas claras, não estou exagerando,
que falta transparencia idem, fim do monopolio também.
Que todas Seguradoras, SINCOR, FENACOR, FENASEG, etc... estão acomodados isso estão.... e por qual motivo.
Esta mais que passar este assunto a limpo.
Atenciosamente

J Tella


Joana Pereira 12 de dezembro de 2015
Dpvat é uma farsa em que o segurado civilmente consegue,em 2014 sofri um acidente gravissimo foram tantas tentativas muitos documentos dias e vindas aos Correios gastos com postagens pra no final ser negado fiquei frustrada, meu amigo faleceu em um acidente de moto a viúva tenta sem sucesso à quase 2 anos e toda vez pedem algo imagina certidão de óbito da avó do falecido só falta pedir documentos dos cachorros dificultam o que podem pra não pagar E UMA FARSA UMA ROUBALHEIRA UMA SAFADEZA

Cid jauhar12 de dezembro de 2015
Ninguém sabe aonde e quais documentos apresentar,pois isso deveria estar estampado nos coletivos de todas cidades.

Armando Torrezan10 de dezembro de 2015
Sempre tive dúvidas, porque não tem concorrência, porque só uma.

Glênio Marques10 de dezembro de 2015
Todos são contra ditadura. O DPVAT é criação dela e ninguém o revoga, aí aquele asco não existe

Roberto Soares Soares10 de dezembro de 2015
DPVAT é uma farsa !

AlmireEniuza Oliveira Leite10 de dezembro de 2015
Com certeza e uma farsa ,eles enrolam tanto na documentação que as pessoas desistem de ir em frente. Conheço uma pessoa que levou 3 meses para juntar a doc. E assim mesmo não conseguiu.

José de Tella08 de dezembro de 2015
Bom dia!
Lendo a reportagem acima, com todo respeito creio que estamos misturando assunto. Se a pequena Seguradora ganha a mesma coisa que a Seguradora grande,creio que estamos misturando assunto, onde o pequeno tem que ganhar e o grande nos dá a impressão que trabalha menos então tem que ganhar menos. Parece que estão tentando a instigar a pequena Seguradora a se unirem para poder brigar ao invés de unirmos independe do tamanho, afim de por um fim à este desmando.
O que está faltando é normas claras, fim do monopólio e maior transparência.
Acredito quero número de vítimas e a quantidade de pessoas que procuram o Seguro DPVAT deva ser infinitamente menor.
O que está faltando é seriedade no tratamento no que é nosso os brasileiros , além de liderança para tomar frente. O que fica claro que isso não existe.
E a Gente Seguradora, ( me desculpe o a opinião) só fica reclamando e instigando sobre um assunto sério e de grande interesse para todos.
Sou Corretor de Seguros e sem subestimar está Seguradora,
estou à disposição para ajudar a mudar este desmando que hoje ocorre.
Atenciosamente
J Tella

Deixe seu Comentário

Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.