NAVEGADOR DESATUALIZADO: Você está usando uma versão antiga de navegador. Recomendamos que atualize seu navegador.
Fechar X
  • Gente Seguradora
  • Gente Seguradora
Gente Seguradora
busque o que você procura aqui
Gente Seguradora
Jornalista Responsável:
Alberto Salino - MTb 13.016

Notícias

>

 Número de acidentes de trânsito sob suspeita
  05 de julho de 2016

Depois de deflagrada a Operação Tempo de Despertar pela Polícia Federal, em abril do ano passado, os números sobre acidentes automotivos entraram no terreno da suspeição. Uma das razões da desconfiança: não se sabe ainda ao certo a dimensão quantitativa das fraudes praticadas contra o DPVAT em todo o território brasileiro. Sobre o faturamento anual do seguro, há estimativa apontando para 20% de perdas.

Em sua coluna no UOL, Fernando Calmon, por exemplo, levanta dúvida, no artigo intitulado ‘DPVAT precisa dizer melhor como gasta R$ 8 bi que arrecada ao ano’, no qual aborda a questão a CPI do DPVAT, entre outros pontos: “Além de estatísticas de acidentes de trânsito pouco confiáveis – diz ele –, há conflitos de dados. Para a [Seguradora] Líder, o prazo de até três anos para solicitar indenizações gera distorções. Ainda assim, em 2012 pagaram-se 60.752 compensações por morte e no ano passado, 42.501. Este último número está bem próximo das estatísticas do SUS de 2014”.

Nessa linha, o articulista sustenta, adiante, que “uma diferença de 43% em apenas quatro anos pode apontar algum tipo de descontrole, por mais que a lei seca, a introdução de ABS e airbags nos carros e a diminuição de circulação pela crise econômica contribuíssem para aliviar o número de acidentes fatais”.

Para ele, implantar nova regulamentação para o DPVAT será tarefa nada trivial. Cenário ideal, de livre concorrência entre as seguradoras, funcionaria só sem evasões, em particular, de veículos mais antigos.



Deixe seu Comentário

Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.