Alberto Salino - MTb 13.016
Notícias
Número de acidentes de trânsito sob suspeita
05 de julho de 2016
Depois de deflagrada a Operação Tempo de Despertar pela Polícia Federal, em abril do ano passado, os números sobre acidentes automotivos entraram no terreno da suspeição. Uma das razões da desconfiança: não se sabe ainda ao certo a dimensão quantitativa das fraudes praticadas contra o DPVAT em todo o território brasileiro. Sobre o faturamento anual do seguro, há estimativa apontando para 20% de perdas.
Em sua coluna no UOL, Fernando Calmon, por exemplo, levanta dúvida, no artigo intitulado ‘DPVAT precisa dizer melhor como gasta R$ 8 bi que arrecada ao ano’, no qual aborda a questão a CPI do DPVAT, entre outros pontos: “Além de estatísticas de acidentes de trânsito pouco confiáveis – diz ele –, há conflitos de dados. Para a [Seguradora] Líder, o prazo de até três anos para solicitar indenizações gera distorções. Ainda assim, em 2012 pagaram-se 60.752 compensações por morte e no ano passado, 42.501. Este último número está bem próximo das estatísticas do SUS de 2014”.
Nessa linha, o articulista sustenta, adiante, que “uma diferença de 43% em apenas quatro anos pode apontar algum tipo de descontrole, por mais que a lei seca, a introdução de ABS e airbags nos carros e a diminuição de circulação pela crise econômica contribuíssem para aliviar o número de acidentes fatais”.
Para ele, implantar nova regulamentação para o DPVAT será tarefa nada trivial. Cenário ideal, de livre concorrência entre as seguradoras, funcionaria só sem evasões, em particular, de veículos mais antigos.
Deixe seu Comentário
Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.Destaques
Polícia Federal pede a demissão da diretoria da Líder06 de setembro de 2016‘O estado é de caos; [sistema DPVAT] é barco à deriva’
06 de setembro de 2016Líder fomentava rede de corrupção, diz promotor
06 de setembro de 2016Denatran corre risco de perder o dinheiro do DPVAT
06 de setembro de 2016
Receba nossa Newsletter
Mais Notícias
‘Mercado do DPVAT anda muito prostituído’10 de maio de 2016Em Roraima, pioneirismo da Gente no DPVAT
10 de maio de 2016A vez da CPI do DPVAT, para investigar irregularidades
10 de maio de 2016Editorial
Silêncio da Susep é injustificável
03 de maio de 2016‘O sistema falha, porque está errado mesmo’
03 de maio de 2016


