Alberto Salino - MTb 13.016
Notícias
Saúde: repasse de recursos do DPVAT gera conflito
09 de agosto de 2016
A destinação de recursos do seguro obrigatório DPVAT para hospitais filantrópicos divide parlamentares na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara Federal, onde tramita projeto de lei (PL) sobre o assunto. Enquanto o texto original, já aprovado na Comissão de Turismo, contempla os hospitais filantrópicos localizados apenas cidades de interesse turístico, o texto substituto do relator, deputado Misael Varella (DEM-MG), estende a distribuição do dinheiro para toda a rede hospitalar filantrópica instalada no País, cerca de 2.100 estabelecimentos (número de 2012 citado no parecer).
Contrariado com o repasse generalizado dos recursos proposto pelo relator, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) apresentou à CSSF, quarta-feira da semana passada, 3, voto em separado marcando flagrante discordância. O PL da polêmica, que tem autoria de Edinho Bez (PMDB-SC), prevê que 2% – dos 45% do faturamento do DPVAT carreados para o Fundo Nacional de Saúde – sejam utilizados exclusivamente em ações do interesse e da necessidade dos hospitais filantrópicos em locais turísticos.
Em seu voto à parte, Vitor Lippi explica que o relator considerou que, diante da atual situação dos hospitais filantrópicos brasileiros, “não devemos fazer distinções entre instituições utilizando-nos como critério o público a quem elas prestam serviços de saúde”. Assim, indicou que “as filantrópicas em geral - e não apenas as situadas em locais de interesse turístico - necessitam de mais recursos para funcionamento”. Por essa razão, seu substitutivo exclui a expressão “situados em locais turísticos”, para estender o benefício da lei porventura aprovada a todas as filantrópicas de saúde.
Vitor Lippi manifesta sua divergência com o relator alegando que “não se pode desconsiderar o aumento na demanda por serviços de saúde nos municípios localizados em regiões turísticas. “Cito o exemplo da cidade de Laguna (SC), em que no verão, período em que suas praias ficam lotadas, há ocasiões em que o número de pessoas na cidade chega a triplicar”, argumenta, defendendo a aprovação do PL na sua forma original, quando trata da distribuição dos recursos do DPVAT para a saúde filantrópica.
Deixe seu Comentário
Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.Destaques
Polícia Federal pede a demissão da diretoria da Líder06 de setembro de 2016‘O estado é de caos; [sistema DPVAT] é barco à deriva’
06 de setembro de 2016Líder fomentava rede de corrupção, diz promotor
06 de setembro de 2016Denatran corre risco de perder o dinheiro do DPVAT
06 de setembro de 2016
Receba nossa Newsletter
Mais Notícias
‘Mercado do DPVAT anda muito prostituído’10 de maio de 2016Em Roraima, pioneirismo da Gente no DPVAT
10 de maio de 2016A vez da CPI do DPVAT, para investigar irregularidades
10 de maio de 2016Editorial
Silêncio da Susep é injustificável
03 de maio de 2016‘O sistema falha, porque está errado mesmo’
03 de maio de 2016


