Alberto Salino - MTb 13.016
Notícias
Restrição no atendimento gera distorção
28 de junho de 2016
Além dos Sincor-RS, como publicado aqui dias atrás (edição nº 258), outros três sindicatos da categoria manifestaram preocupação com o assédio por parte de alguns intermediários junto a corretores de seguros, para que estes cedam seu login e senha para cadastramento de processos de indenização de seguro DPVAT. São os Sincors de Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina, ambos emitiram alerta sobre a questão, em formato de comunicado. A prática do cerco aos corretores surgiu depois que a Seguradora Líder decidiu restringir a 30 o número mensal de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito.
Em sua nota, o Sincor-GO chama a atenção para o risco de ceder a terceiros o uso de login e senha para cadastramento de processos sem o devido controle e gerenciamento dos próprios corretores. “Essa prática ocorre em parcerias comerciais voltadas ao oferecimento de vantagens financeiras aos corretores de seguros”, diz o sindicato, que acrescenta: “O assédio para tal finalidade é crescente por parte de agenciadores, intermediadores e escritórios. Contudo, essa conduta pode se revelar nociva e até ilegal, conforme o caso, em detrimento de beneficiários do seguro DPVAT, que têm acesso às suas indenizações sem qualquer custo”.
Em geral, o comunicado diz o seguinte:
“Comunicamos aos Srs. Corretores e Sociedades Corretoras de Seguros que atuam com a modalidade do Seguro DPVAT, que a Seguradora Líder dos Consórcios DPVAT decidiu restringir o encaminhamento/cadastro de processos de indenização aos Corretores de Seguros, Sincors e Agências dos Correios.
A partir dessa alteração, muitos corretores estão sendo procurados por intermediários (procuradores e escritórios), com propostas de parcerias comerciais, visando a utilização irrestrita do cadastro dos Corretores junto a Seguradora Líder dos Consórcios DPVAT, sem qualquer tipo de gerenciamento por parte do corretor detentor do login e senha, o que potencializa os riscos eminentes desta prática.
Motivados por essas iniciativas pouco louváveis, cumpre-nos, na forma das atribuições estatutárias e legais deste Sindicato, alertar a categoria econômica dos Corretores de Seguros, com base territorial no estado, para o cuidado com os riscos decorrentes desse tipo de negócio, cuja aceitação e participação, na forma acima esclarecida, poderão resultar, não somente em infrações administrativas junto a Susep, como também incidência de sanções administrativas em procedimentos ilegais nos aspectos cíveis e penais.”
Deixe seu Comentário
Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.Destaques
Polícia Federal pede a demissão da diretoria da Líder06 de setembro de 2016‘O estado é de caos; [sistema DPVAT] é barco à deriva’
06 de setembro de 2016Líder fomentava rede de corrupção, diz promotor
06 de setembro de 2016Denatran corre risco de perder o dinheiro do DPVAT
06 de setembro de 2016
Receba nossa Newsletter
Mais Notícias
‘Mercado do DPVAT anda muito prostituído’10 de maio de 2016Em Roraima, pioneirismo da Gente no DPVAT
10 de maio de 2016A vez da CPI do DPVAT, para investigar irregularidades
10 de maio de 2016Editorial
Silêncio da Susep é injustificável
03 de maio de 2016‘O sistema falha, porque está errado mesmo’
03 de maio de 2016


