Alberto Salino - MTb 13.016
Notícias
Solução é Seguradoras abrirem pontos de atendimento em todo Brasil
19 de janeiro de 2016
Não é preciso ser analista genial para perceber que a gestão do seguro DPVAT é falha, embora tente, até desesperadamente, como dá a impressão, acertar o passo. Mas ali – leia-se Seguradora Líder, a administradora do DPVAT –, quase tudo se escreve em linhas tortas. Sei não, parece que deliberadamente, para, talvez, proteger interesses ocultos ou para induzir, dissimuladamente, que tem problemas para os quais não há mesmo conserto.
Assim a atual gestão da empresa caminha inclinada para perpetuar erros que só expõem o DPVAT ao desgaste, afastando-o da sua nobre função social. Prova mais recente disso é a decisão tomada pelo Conselho de Administração de centralizar todos os processos de sinistros na Líder, para posterior redistribuição entre as seguradoras consorciadas, obedecidos critérios predefinidos. Tudo a começar a partir de março.
Ora, tal iniciativa parece ter sido feita sob medida para beneficiar descaradamente os atravessadores. A intenção de valorizar os intermediários – que em público a Líder diz deslavadamente combatê-los – está estampada quando ela decidiu, sem titubear, se livrar do corretor de seguros. Na maior, bateu o martelo proibindo-o de fazer mais de 30 assistências por mês ao segurado. Veja bem, o corretor é o profissional habilitado e capacitado a oferecer atendimento gratuito e qualificado à vítima de trânsito. Mesmo assim é posto para escanteio.
A intenção de favorecer os intermediários, com a centralização dos processos de sinistros, também está visível na decisão da Líder de autorizar uma seguradora sem filial em Macapá, por exemplo, a atender segurados dessa cidade lá em Curitiba, onde está estabelecida. Cabe a pergunta: como é que os processos de sinistro desses segurados vão chegar no Paraná? Claro, através de captações realizadas por intermediários. Coitado do segurado, não raro, pessoa humilde e com pouca instrução, vai ficar nas mãos de pessoas que não são funcionários de seguradoras. Não há outra, a centralização dos processos de sinistros na Líder pode, na verdade, ser vista como medida de incentivo à bandidagem, isso sim.
Mas a Líder, com essa gestão que aí está, até que chegou a ter um momento de lampejo, que evitaria o quadro antes descrito, quando em agosto do ano passado exigiu que as seguradoras tivessem instalações no mesmo estado da residência dos segurados para atendê-los (Circular Líder nº 35/2015). Lamentavelmente, voltou atrás um mês depois, revogando a medida justo quando acertada (Circular Líder nº 39/2015). Para proteger quem? Os intermediários? Algumas seguradoras?
É claríssimo que o atendimento pessoal é o que o segurado precisa e é o que deve ser incentivado. Pois é fato que muitas ações judiciais (são mais de 300 mil), práticas fraudulentas que pipocam pelo Brasil e os intermediários estão aí porque grande parcela das seguradoras não quer abrir filiais pelo Brasil para oferecer, ao lado do corretor de seguros, o atendimento de qualidade que a vítima do trânsito merece.
Essa é a saída – não única – para dar bom uso ao dinheiro que os proprietários de veículos pagam pelo DPVAT e resgatar a sua credibilidade junto à sociedade.
Leia e confirme na próxima notícia as Circulares PRESI – 035/2015, de 10 de agosto de 2015 e a PRESI – 039/2015, de 25 de setembro de 2015, através do link:
http://www.news.genteseguradora.com.br/?id=circulares-lider-35-39
Comentários
Cristina20 de janeiro de 2016
Concordo também, acredito que o Corretor de Seguros não deve ter limitação no seu atendimento, pois ele é o profissional habilitado para trabalhar com Seguros , pergunto porque com o seguro Dpvat tem que ser diferente? acho que nosso trabalho é desvalorizado desse forma, e as vítimas serão as mais prejudicadas com certeza.
GERSON / PORTO GRANDE CORRET19 de janeiro de 2016
CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO; O CORRETOR DEIXA DE FAZER O SEU PAPEL... VEJA O EXEMPLO DE ANALISES FEITAS; OS PROCESSOS QUE CHEGAM NA CORRETORA SAO ANALISADOS CRITERIOSAMENTE CASO A CASO, O SEGURADO TIRA SUAS DUVIDAS COM QUE CONHECE ETC; JA OS PROCESSOS RECEPCIONADOS PELOS CORREIOS SAO ANALISADOS ANTES DO ENVIO POR QUEM?, PASMEM, JA VI ALGUNS DESTES PROCESSOS E FIQUEI SURPRESO COM OS DOCS ENVIADOS... SURPRESA MAIOR TIVE QUANDO SOUBE QUE FORA PAGO EM MENOS DE 30 DIAS...KKKKK
Deixe seu Comentário
Obs.: Os comentários não representam a opinião do Newsletter. A responsabilidade é do autor da mensagem.Destaques
Polícia Federal pede a demissão da diretoria da Líder06 de setembro de 2016‘O estado é de caos; [sistema DPVAT] é barco à deriva’
06 de setembro de 2016Líder fomentava rede de corrupção, diz promotor
06 de setembro de 2016Denatran corre risco de perder o dinheiro do DPVAT
06 de setembro de 2016
Receba nossa Newsletter
Mais Notícias
‘Mercado do DPVAT anda muito prostituído’10 de maio de 2016Em Roraima, pioneirismo da Gente no DPVAT
10 de maio de 2016A vez da CPI do DPVAT, para investigar irregularidades
10 de maio de 2016Editorial
Silêncio da Susep é injustificável
03 de maio de 2016‘O sistema falha, porque está errado mesmo’
03 de maio de 2016


